"Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte." Goethe não imortalizou essa máxima à toa. Sua teoria fundamenta a minha prática nesse blog que se propõe a discutir a arte em todas as suas vertentes: pois seja na cultura de massa, seja na linha da erudição, toda a forma de expressão artística vale a pena. O cinema que o diga...
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
As Flores de plástico não morrem... Feliz 2011!!!
O que posso desejar a meus fiéis leitores senão um 2011 de muitos ganhos e pouco tempo perdido, afinal "Só quero saber o que pode dar certo. Não temos tempo a perder"
Sucesso sempre!!!!
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
O "Telephone" que Lady Gaga nos deu em 2010!
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
O retrato que o GLOBO de OURO revela
Crise. A tradicional Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) anunciou os indicados ao 68º Globo de Ouro, considerado uma prévia do Oscar.
Os filmes A rede social, de David Fincher e O discurso do Rei, de Tom Hooper, são favoritos com seis e sete indicações, respectivamente.
Mas o que se percebe é como a qualidade da grande maioria dos filmes indicados é absolutamente questionável, dentro até da mesma associação que vota. Existem indicações que não se justificam e só reforçam a ideia, já levantada em publicações respeitadas como a Vanity Fair e a Time, de que o cinema pós moderno (!) vem passando por uma crise artística sem precedentes. E mais uma vez, a TV faz bonito, principalmente por não entrar nesse processo de infantilização do público que o cinema anda se rendendo.
Vamos às principais indicações para entendermos essa ilógica que predomina no mercado cinematográfico atual:
Melhor filme de Drama
Talvez o mais equilibrado, ainda mais com o acirramento dos filme A Rede Social, O Discurso do Rei e, agora, Cisne Negro. Mas não tem como ignorar que a Associação deixou de fora filmaços como O Escritor Fantasma, de Polanski, e o elogiadíssimoBravura Indômita, dos Cohen.
Melhor filme Musical ou Comédia
Como sempre, a categoria mais absurda da premiação. Burlesque é tido como uma “palhaçada carnavalesca protagonizado porChristiana Aguilera” (!). O que que é essa indicação de O Turista??? Um banal filme de aventura com Angelina Jolie eJhonny Depp??? Será que só levaram em conta o “star quality” do elenco??? Fico me perguntando qual o argumento para a indicação de Red... Ação até simpática, mas de modo geral, abaixo da média e Alice, que apesar de ser um trabalho deslumbrante, está há anos luz da genialidade de Tim Burton... Ignorar Scott Pilgrim contra o mundo é algo imperdoável (e olha que nem sou nerd ou coisa parecida!). E alguém explica onde que Red e O turista é melhor que o último filme de Woody Allen??? Ainda bem que Minhas Mães e Meu Pai é realmente bom, pois senão esse ano seria conhecido como o ano em que não havia concorrentes na categoria que não esbarrasse na mediocridade.
Melhor direção
Curioso que nas indicações a Melhor Direção só ter filmes classificados por Drama, não?
Melhor Roteiro
Um tanto controverso, essa categoria demonstra a fragilidade das indicações. 127 Horas, de Boyle enfim é lembrado e tenho realmente muitas dúvidas se o (comentadíssimo) roteiro de Cisne Negro é inferior aos demais...
Melhor atriz em filme de Drama
Halle Berry é sempre um nome a se considerar. Nicole Kidman tem se redimindo com esse filme. Michelle Williamsemociona já no trailer de Blue Valantine; mas parece ser o ano de Natalie Portman. E merecidíssimo.
Melhor ator em filme de Drama
O Oscar 2010 era para ser de Colin Firth, pelo arrebatador trabalho em A Single Man (me recuso a citar a tradução brasileira...), mas quem sabe esse ano não vai. Jesse Eisenberg é assustador em A Rede Social. Mark Wahlberg e Ryan Gosling vem colhendo elogios por seus filmes e James Franco dá (literalmente) o sangue em 127 Horas. Ano difícil...
Nenhum desses filmes estrearam ainda por aqui, mas se fossemos avaliar por repercussão a briga é declarada entre Mila Kunis eHelena Bonham Carter.
Melhor ator coadjuvante
Garfield é uma das melhores coisas de A Rede Social, assim como Michael Douglas em Wall Street. Jeremy Renner justifica sua badalação em Atração perigosa e Geoffrey Rush é Geoffrey Rush... Briga boa...
Melhor atriz em filme de Comédia ou Musical
Será que dessa vez Annette Bening será lembrada? E o que que é essa indicação para Angelina Jolie???
Melhor ator em filme de Comédia ou Musical
Johnny Depp não precisa provar nada para ninguém: é, sem nenhuma dúvida, um dos melhores atores de sua geração. Mas nem O Turista, nem em Alice isso é denotado. Isso tudo para Kevin Spacey ter companhia nas indicações??? E cadê Michael Cera???
O Mágico traz o vigor europeu e todos os demais são dignos (mais uma vez a animação rendendo mais que os filmes tradicionais e ditos adultos), mas nada se compara ao êxito, em todos os níveis de Toy Story 3
Melhor Série de TV de comédia ou Musical
É inegável que todas as indicadas mantiveram o nível ou se destacaram logo de cara. The Big C é memorável, Glee ainda repercute (muito) bem, The Big Bang Theory teve uma das melhores temporadas e 30 Rock se reinventou; mas Modern Family é genial com tão pouco...
Melhor atriz de série de comédia ou musical
Laura Linney é tão boa, mas tão boa que dispensa qualquer anedota explicativa.
Disputado e difícil de prever, ainda que sem grandes novidades.
Cinco séries muito competentes, mas Scorcese na estréia de Boardwalk Empire diz muito sobre quem será o vencedor. Fato.
Disputado e difícil de prever, ainda que sem grandes novidades.
Melhor ator de Série Dramática
Jon Hamm sempre merece por Mad Men, assim como Michael C. Hall e seu Dexter. Steve Busceni deve levar principalmente por verter para TV seu incontestável talento na tela grande.
O Globo de Ouro não é nada senão um panorama daquilo que o cinema é/foi neste ano. Não se trata de nada definitivo mas se olharmos para o cinema da década de 70, 80 e até 90 veremos que se progredimos tecnicamente (Avatar), regredimos artisticamente (e isso engloba até o endeusado cinema europeu, vide o novo filme de Godard). A pergunta que fica é, qual o caminho do cinema a partir de agora?
Dica de Música: "Boas Novas" (Cazuza)