quarta-feira, 1 de abril de 2009

O estranho mundo das palavras

Enfim li o livro infantil (!) de Tim Burton "O triste fim do pequeno menino Ostra e outras histórias" e me surpreendi bastante. Que Burton é um cineasta de primeira, em sua meticulosidade artística, todos sabemos, mas para mim é uma novidade seu traquejo na literatura. Engraçado que, ano passado, eu tive a oportunidade de conhecer (e me iniciar) no universo de Oscar Wilde por seu livro de contos "O príncipe feliz", onde o autor usa da sagacidade para criticar a sociedade de seu tempo. O humor corrosivo de Wilde faz com que a leitura se torne um misto de prazer e dor, ao ilustrar suas histórias impiedosamentes dramáticas.
Apesar de se propor infantil, "O triste fim do pequeno menino Ostra" também parte desse contexto crítico para deixar sua mensagem. A ironia do autor/cineasta (já vislumbrada em sua obra-prima "Edward mãos de tesoura") anda pelo terreno do lirismo para falar da relação entre os incompreendidos e seu lugar no mundo, questionando assim a noção de ingenuidade daquilo que se lê. Tim Burton pode ter dirigido esquisitices como o remake de "Planeta dos macacos" (2001), mas a sua inteligência está acima do que podemos supor. E, que venham novos livros corrosivos e filmes idem (Obs, ano que vem ele estreia nos cinemas, sua versão dark de "Alice no país das maravilhas", mais uma vez estrelado por seu alter-ego Johny Depp. É para esperar roendo unhas!!!)

Dica de Música: "Eu não sei dançar" (Marina Lima)

Nenhum comentário: